O presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Tomaz Aquino, ao lado de um grupo de procuradoras do Estado, participou, na tarde da última quarta-feira (8),  de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), José Vitti (PSDB), para tratar da campanha Menos Rótulos, Mais Respeito, que visa combater o machismo em ambientes institucionais. O deputado estadual Virmondes Cruvinel (PPS) também acompanhou o grupo e propôs a adesão à campanha por parte da Assembleia Legislativa.

Idealizada por um grupo de procuradoras do Estado de Goiás, decididas a não aceitar mais episódios de discriminação envolvendo gênero, a campanha Menos Rótulos, Mais Respeito, tem conquistado cada vez mais espaço. Os parlamentares declararam total suporte à iniciativa das procuradoras, inclusive com a realização de uma audiência pública para debater temas que abrangem mais oportunidade às mulheres na esfera pública; machismo no local de trabalho, feminicídio, dentre outros.

Na ocasião, eles também ofereceram o espaço e a infraestrutura da Assembleia para divulgação da campanha. Na oportunidade, o presidente da Alego demonstrou seu apoio à campanha.

“É uma campanha interessantíssima e tenho certeza que a Assembleia poderá contribuir muito por se tratar de um espaço com muitas mulheres. Essa diferenciação de tratamento de homens e mulheres no local de trabalho tem que cair por terra e, pelo que eu estou vendo, ainda há muita discriminação. Estaremos, sim, inseridos neste contexto e colaborando”, afirmou José Vitti.

As procuradoras do Estado agradeceram o apoio e destacaram a importância da campanha.

O objetivo da nossa campanha é sensibilizar homens e mulheres para algumas atitudes e comportamentos que você vê no local de trabalho que tenha um cunho sexista e discriminatório. O machismo é um comportamento cultural brasileiro. Todos nós, em maior ou menor medida, agimos de forma machista em muitos contextos. Queremos levantar essa discussão e tentar transformar essa cultura através da conscientização”, explicou a procuradora Poliana Julião.

Virmondes Cruvinel também reforçou seu apoio à campanha Menos Rótulos, Mais Respeito.

“Nós sabemos que, hoje, a igualdade de gêneros é uma pauta necessária, inclusive, buscando a não discriminação”, destacou o deputado Virmondes Cruvinel. “Aqui, na nossa esfera legislativa, isso tem de ser pensado em forma de projetos de lei que estabeleçam critérios para que este respeito ocorra dentro dos órgãos públicos. E queremos, ainda, levar esta campanha para outros municípios goianos”, disse.

Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa de Goiás

Voltar