Confira a reportagem na integra: 

Goiás vence Taurus na Justiça que determina troca de 2.500 armas

O juiz de direito da 2ª Vara da Fazenda Pública, Ricardo Prata, tomou uma decisão incomum: determinou que a Forjas Taurus S.A. substitua imediatamente 2.500 pistolas utilizadas pela Polícia Militar do Estado, em função dos defeitos apresentados que tornaram o uso perigoso. A decisão do juiz confirma o êxito da iniciativa da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás – representada pela procuradora Ariana Vieira Caixeta, que ingressou com pedido liminar de tutela de urgência em relação à Taurus. 

Há quatro anos, o Estado de Goiás e a Forjas Taurus firmaram um contrato para a aquisição de 2.500 pistolas modelo PT 24/7 PRO para uso dpara uso da PM. Os defeitos das armas surgiram nos primeiros anos de uso. Em 2015, foi realizada manutenção preventiva em 1.951 pistolas, mas os defeitos não foram sanados, o que implicou em acidentes com policiais militares do Estado de Goiás.

Depois de muita negociação em busca de solução amigável, a decisão acabou na Justiça e as 2.500 pistolas PT 24/7 deverão ser trocadas por um de dois modelos – PT 100 AF ou PT 92 ou, então, a devolução do valor pago e atualizado. As pistolas 100 AF e a PT 92 não são cotadas em mercado. São armas de uso governamental.

Um lote de 2.500 pistolas ‘novas’ é avaliado em cerca de R$ 6,5 milhões, 34% superior aos R$ 4,87 bilhões (corrigidos monetariamente) pagos pelo Estado de Goiás à fabricante de armamentos, em 2013.  A Taurus é uma empresa gaúcha. E uma das maiores distribuidoras de armas nos Estados Unidos.

Fonte: Valor Econômico

 

Voltar