Em artigo publicado no jornal Diário da Manhã, o secretário da Casa Civil de Goiás, Anderson Máximo, destaca a importância do papel do advogado para a garantia do acesso à Justiça. O artigo faz alusão ao Dia do Advogado, comemorado neste domingo, 11 de agosto.

Leia o texto na íntegra.

Advogando soluções

Em uma sociedade cada vez mais movida pela tecnologia, onde o acesso à informação atinge níveis antes inimagináveis, as pessoas estão mais conscientes de seus direitos. No entanto, com essa superexposição social e as mudanças constantes nas relações humanas, tal fato não significa que, mesmo nas causas coletivas, a sociedade seja capaz de construir a resolução de seus principais problemas harmonicamente.

Pelo contrário, a agilidade em expor informações e opiniões, a diversidade de conceitos e até mesmo de “conselhos” à disposição, muitas vezes deixam todos mais vulneráveis a novos tipos de divergências. Os trâmites e parâmetros legais, os novos relacionamentos, contratos, transações e negócios hoje mudam a todo instante.

Por isso, a orientação e o auxílio de um profissional capacitado, não só para provocar as medidas judiciais cabíveis, se necessário, mas para construir pontes que facilitem soluções extrajudiciais, tornam-se cada vez mais importantes. Quem já teve algum direito lesado, foi prejudicado em alguma negociação ou enganado em uma situação inesperada sabe bem a relevância do trabalho do advogado em um momento de conflito.

Advogar é lidar diariamente com a solução de problemas, superar dissabores para pacificar hostilidades e lutar para que a justiça social alcance a todos. Assim, celebrar o dia 11 de agosto, em que resgatamos a fundação dos primeiros cursos de Direito no Brasil e o reconhecimento a tão nobre profissão, é comemorar a garantia legal de acesso à Justiça e ter a certeza de que o papel de assegurar a liberdade, os interesses e os direitos dos cidadãos, essencial em uma sociedade democrática, é cumprido.

Como ponte entre a parte desamparada e o amparo legal, o advogado se estabelece como pilar de um sistema judiciário, trabalhando em sua base para espraiar a aplicação efetiva da Justiça na sociedade. E essa atuação exige o conhecimento a fundo da legislação e das jurisprudências atualizadas, além do domínio de novos instrumentos processuais. O desafio de fazer do estudo e aprimoramento uma atividade contínua está sempre presente em nosso cotidiano e é fundamental para levar respostas mais satisfatórias aos anseios sociais.

A etimologia do verbo advogar já nos indica bem a função do advogado: vem do latim advocatus, que significa chamar para junto de si, convocar ajuda. Advogar é dar voz a quem precisa ser ouvido, promover a equidade, ser essa ajuda capaz de tornar melhor a vida de alguém. E, em razão de tudo isso, é imprescindível o reconhecimento de todos (as) os (as) colegas de trabalho que cumprem diariamente essa missão!

*Anderson Máximo é advogado, procurador do Estado e Secretário de Estado da Casa Civil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação

Voltar