A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF – ANAPE – manifesta seu apoio à indicação da professora e advogada Melina Girardi Fachin para concorrer ao cargo de secretária executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA). A CIDH é um órgão autônomo da OEA encarregado da promoção e proteção dos direitos humanos no continente americano.

Com trajetória acadêmica e profissional atuante no trabalho de proteção dos direitos humanos, Melina é mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de professora adjunta e chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Também concluiu pós-doutoramento em democracia e direitos humanos no Centro para os Direitos Humanos e a Democracia (Ius Gentium Conimbrigae) da Universidade de Coimbra, Portugal. Membro titular da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a advogada também atua como conselheira em diversos assuntos relativos aos direitos humanos, direitos da mulher e pacto global.

Diante da qualificação e experiência da candidata, a ANAPE deseja sucesso e endossa que a professora Melina prestará importante contribuição para a promoção e defesa dos direitos humanos em todo o continente e representará de forma notável o nosso país.

Fonte: Anape

Voltar