
Nas páginas da nossa história, o Brasil tece sua saga social entre as cores da diversidade e as sombras da desigualdade. O Dia da Consciência Negra surge como uma pausa reflexiva, uma oportunidade para reavaliar, reconhecer e redirecionar nossos esforços para superar as barreiras que obstaculizam a verdadeira equidade racial.
A busca pela equidade racial não se restringe a uma só perspectiva ideológica. A Constituição de 1988 é clara ao defender o bem-estar de todos, sem distinções de origem, raça, cor ou quaisquer formas de discriminação.
O engajamento na causa da igualdade racial transcende as fronteiras da ideologia política. Historicamente, personalidades da direita também defenderam esse ideal, exemplificando que uma luta não é limitada a um único segmento político. Personalidades internacionais, como Everett Dirksen e Richard Nixon, ambos republicanos, são provas vivas dessa participação multifacetada na promoção da igualdade racial. Everett Dirksen foi crucial para a aprovação do Civil Rights Act, de 1964, enquanto
Richard Nixon expandiu políticas de ação afirmativa. O caminhar político pendular é, por natureza, sujeito a variações e alternâncias, mas a equidade racial deve permanecer como um valor sólido e inalterável em nossa trajetória enquanto nação. Os princípios conservadores encontram um espaço de expressão valioso se alinhados com a promoção da igualdade racial e da justiça social.
Ao compartilhar minha jornada, do nascimento num hospital público e do estudo em escola pública às responsabilidades atuais como Procurador do Estado de Goiás, reforço a urgência de políticas afirmativas, como as cotas raciais, inclusive em concursos públicos. Elas representam mais do que mecanismos de reparação. Se traduzem em pilares para a construção de uma nova sociedade, mais justa e equitativamente representativa.
Concebermos uma sociedade onde as oportunidades estejam efetivamente ao alcance de todos é uma responsabilidade compartilhada. Os líderes e representantes de direita têm uma função notável nesse processo, assegurando que os princípios de liberdade e igualdade sejam mais do que meras palavras.
Não se conserta um país inteiro apenas com mais Estado Policial. Ao reconhecermos que a equidade racial não é uma causa isolada, mas interligada com o alicerce de nossos princípios republicanos e democráticos, podemos abrir caminhos para uma sociedade mais igualitária, próspera e harmoniosa.
(Disclaimer: Antes que a Direita me ignore e a Esquerda me cancele, este texto busca apresentar uma perspectiva inclusiva e construtiva, evitando polarizações que possam obscurecer o objetivo comum de justiça social e igualdade racial. A magnitude e a gravidade da questão racial no Brasil são tamanhas que transcendem partidarismos, não devendo ser apropriada ou monopolizada por nenhum espectro político em particular).
Claudiney Rocha é procurador do Estado de Goiás e presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg)
Leia Também:

Teses de Goiás ganham destaque na programação do 49º CNPE

Em defesa inédita, PGE garante que ação seja processada em Goiás

Procuradores do Estado de Goiás lançam obra sobre jurisprudência em matéria tributária

Lote com descontos termina nesta terça-feira, 28

Nota de Desagravo

Procuradores goianos recebem homenagem do Governador

Atendendo a proposta da APEG, Anape sugerirá a Procuradorias de todo o Brasil a adoção de cotas raciais

APEG realiza primeira edição do Pedal dos Procuradores

Apeg parabeniza novo defensor público-geral de Goiás

APEG promove palestra sobre finanças

Nota de pesar pelo falecimento do desembargador Homero Sabino

Reunião discute futuro político e mudanças na Anape

APEG apoia evento inédito sobre Direito Público

Eleita Nova Diretoria da APEG para gestão 2021/2023

VIII Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais

Procuradores goianos são colaboradores em obra sobre o Federalismo

Oportunidades especiais para Procuradores do Estado

ARTIGO – E agora, TSE?

PGE-GO e UFG firmam convênio para mestrado em Direito e Políticas Públicas

II Congresso de Direito Público de Goiás tem início nesta quarta, 30
