Por Juliana Diniz Prudente, Procuradora-Geral do Estado de Goiás

Neste dia 11 novembro, dia do Procurador do Estado de Goiás, a Procuradoria Geral do Estado comemora também o seu aniversário de 56 anos.

A PGE tem a função de servir o Estado, permitindo, pelas vias legais, que o serviço público alcance a sociedade. É um serviço que, às vezes, não é notado diretamente pelo cidadão, porque é prestado aos diversos órgãos e poderes, mas assegura que os recursos públicos se multipliquem nas diversas ações estatais com eficiência, transparência e rapidez.

Estamos presentes em todos os 21 órgãos e 12 entidades da Administração Direta e Indireta do Estado de Goiás, garantindo segurança jurídica à atuação dos gestores públicos e a execução das políticas públicas. E, com o viés de conciliação e de reconhecimento dos direitos do administrado, buscamos praticar a mais completa advocacia da cidadania.

Durante o período de pandemia, o esforço e dedicação dos procuradores do Estado resultaram em sensível incremento da produtividade da PGE, prova do nosso compromisso institucional e social.

Para ter uma ideia, de janeiro a outubro deste ano, só com a representação do Estado nas demandas tributárias, a PGE arrecadou mais de R$ 120 milhões de créditos ajuizados, valor superior ao de 2018. Na área trabalhista, no mesmo período, a atuação da PGE gerou economia de R$ 18 milhões.

E no dia de hoje rendo homenagens aos meus colegas pelo serviço de excelência prestado à nossa sociedade e registro minha gratidão pelo apoio e comprometimento pessoal. Igualmente importante é honrar o passado, os procuradores do Estado aposentados que contribuíram para a credibilidade e para a posição de destaque de nossa instituição. Afinal, todas as nossas conquistas são fruto da nossa unidade.

Ágil, moderna e eficiente, a Procuradoria-Geral do Estado de Goiás se empenha na busca por resultados, aproximando-se cada vez mais da desafiadora missão de uma nova advocacia pública. Ter a ousadia de romper com a postura tradicional, sem desconsiderar a experiência conquistada e em busca de novas mudanças, sempre com foco no cidadão e no interesse público. Não se pode mais admitir ação sem resultado, trabalho sem produção e gasto sem retorno.

A eficiência repousa na busca incessante por resultados positivos e que justifiquem a movimentação da máquina administrativa. Hoje, a cultura que move a PGE é a da menor intervenção em busca dos maiores resultados.

Os desafios são constantes para acompanhar a evolução e os anseios sociais, mas temos o melhor recurso disponível para superá-los: nós, procuradores e servidores, que formamos esta instituição e damos a ela identidade. E é justamente com o trabalho em equipe, harmonioso e contributivo, que alcançaremos os melhores resultados para nossa sociedade.

Feliz Dia do Procurador do Estado de Goiás!

Fonte: Jornal O Popular

Voltar