“Uma boa remuneração não significa independência financeira!” Foi com essa e outras reflexões sobre a importância do controle de gastos e objetivos claros que o professor Rodrigo Tenório ministrou ontem, 08/07, o curso “Educação Financeira para Servidores Públicos”. O evento, promovido pela APEG exclusivamente para associados, durou cerca de três horas, foi transmitido por videoconferência, via plataforma “Zoom” e contou com 50 participantes.

Segundo Tenório, o plano de muitos servidores públicos foi, e ainda é, percorrer a carreira sem grandes percalços e se aposentar com um valor digno, mas as perspectivas mudaram, com a Emenda Constitucional 103/2019, que altera o sistema de previdência social. “A mudança trouxe o aumento do tempo de contribuição, da idade mínima e das alíquotas; reduziu os valores de pensão, entre outras mudanças. Tais regras ainda devem sofrer novas alterações. Por isso é importante se organizar da melhor forma, de acordo com seus objetivos”, disse.

A segurança é o principal motivo que leva o brasileiro a investir parte da sua renda quando tem a oportunidade. “Mas é preciso ficar bem claro que liberdade financeira só vai ser construída se você conseguir poupar uma parte do que você ganha diminuindo o poder de consumo agora. O primeiro passo para a gestão de investimento é definir os objetivos de curto, médio e longo prazo. Este último seria a aposentadoria. Seu futuro começa a ser construído hoje!”, explicou Tenório.

Rodrigo Tenório é Procurador da República, ex-juiz do TJSP, bacharel pela USP, mestre em direito pela Harvard Law School, pós-graduado em gestão pública pela FGV, Doutorando em Direito pela UFPE, Especialista em investimentos pela Anbima e editor do Blog @financasdoservidor e do canal de YouTube de mesmo nome.

CAPACITAÇÃO CONTINUA – Durante o evento, o presidente da APEG, Claudiney Rocha, lembrou que a associação promove no dia 22/07, às 17h, a palestra sobre Gestão de Tempo e Produtividade, com o professor Rafael Medeiros Filho. O evento será transmitido por videoconferência na plataforma Zoom. “O objetivo é orientar e dar dicas de como organizar as atividades diárias e planejar a rotina de maneira inteligente”, comenta Claudiney Rocha, presidente da APEG.

O número de vagas é limitado e as inscrições serão feitas por meio do WhatsApp da APEG (62) 98100-2290.

Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação

Voltar