NOTÍCIAS

Histórias da PGE: Cearense, Paulo Hurbano se destaca como Procurador em Goiás

Publicado em : 07/11/2019

“Elaborar defesas das políticas públicas judicializadas e confeccionar pareceres jurídicos em processos decisórios de Estado me fazer orgulhar da minha profissão, me faz olhar para trás e ver que todo o esforço, estudo e resiliência valeram a pena”

Aquele 1º de agosto de 2014 ficou marcado na memória de Paulo André Teixeira Hurbano. Essa foi a data da posse na Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, data que ele conseguiu o que chama de “realização de um projeto de vida”.

Tudo começou logo no início faculdade de Direito, em 2007. No segundo semestre do curso Paulo Hurbano percebeu que estava tomando gosto pela advocacia pública, inspiração que aconteceu por conta de um professor de Direito Civil e então Procurador do Estado do Ceará, professor Dr. Alexandre Rodrigues. “A partir de então, comecei a ter contato com as atribuições do cargo e estabeleci-o como objetivo profissional de vida”, afirma.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Direito Processual Civil pela PUC-Minas, Paulo Hurbano chegou na PGE há 5 anos sendo lotado na Procuradoria Trabalhista, período em que desenvolveu “muitas competências que são necessárias para um bom profissional, como resiliência, paciência, inteligência emocional e organização para lidar com os processos e audiências trabalhistas”, conta relembrando do início de sua trajetória na instituição.

Durante os anos atuando na PGE, além da ProT, o procurador já passou também pela Procuradoria Judicial, lidando com as matérias de concursos, servidores públicos e execução. Por 1 ano exerceu a Chefia de Núcleo na Secretaria de Estado da Saúde, lugar em que se viu crescendo profissionalmente. “Posso dizer que foi o lugar em que mais me desenvolvi profissionalmente durante a minha ainda curta carreira como Procurador do Estado. Lá, lidava com judicialização da saúde, processos relevantes, custos envolvidos, estrutura de apoio, matéria desafiadora e proximidade com as instâncias decisórias do Estado. Tudo isso me fez desenvolver muito”, afirma.

Atualmente, Paulo Hurbano atua junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, lidando com os mandados de segurança impetrados contra autoridades do Poder Judiciário Goiano e todas as ações cuja matéria tenha relação com o TJGO. Nessa lotação, ele está há 8 meses.

Quando tomou posse na instituição, tinha 25 anos. Pouca idade e pouca experiência em vista do tamanho da responsabilidade que estava assumindo. Diante do caminho desconhecido, ele soube bem fazer do momento uma oportunidade de aprendizado e crescimento profissional. De lá pra cá, tem acumulado histórias de sucesso. “Uma lembrança profissional foi ter impetrado mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, contra decisão do CNJ, com objetivo de resguardar a competência da Corte Especial do TJGO para julgar processos administrativos disciplinares contra magistrados. O Estado de Goiás logrou êxito em tal processo, obtendo uma importante vitória institucional para o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás”, relembrou orgulhoso de sua trajetória.

Ser aprovado no concurso para Procurador do Estado de Goiás foi um grande sonho alcançado. O resultado de anos dedicados aos estudos e ao conhecimento. Um marco na história de quem precisou dar uma reviravolta na vida pra se realizar profissionalmente. Paulo Hurbano precisou deixar a família e os amigos em Fortaleza, no Ceará para assumir suas funções há mais de 2 mil quilômetros de distância. “ Trata-se de um marco na minha vida pessoal, tendo que vir morar longe da família e amigos. Porém, configurou-se uma oportunidade de conhecer esse amado estado, que aprendi a amar. Profissionalmente, a instituição representa realização de um projeto de vida. A cada dia, me orgulho das conquistas diárias, ao lidar com matérias relevantes, seja no contencioso, seja no consultivo. Ao elaborar defesas das políticas públicas judicializadas e ao confeccionar pareceres jurídicos em processos decisórios de Estado me fazer orgulhar da minha profissão, me faz olhar para trás e ver que todo o esforço, estudo e resiliência valeram a pena. Entendo que minha contribuição para sociedade é significativa”, diz.

Não é demais afirmar que o Estado de Goiás ganhou muito com a presença desse profissional cheio de vontade de fazer a diferença e de ir em busca de excelentes resultados!

Talíta Carvalho

Comunicação Setorial PGE

APEG se solidariza com as famílias das vítimas do acidente com defensoras e servidores da DPE-GO

07/12/2019 Veja mais

Confraternização da APEG: comunicado aos associados

06/12/2019 Veja mais

Presidente da APEG participa de reunião na Alego sobre a PEC da Previdência

06/12/2019 Veja mais

Procurador do Estado Antônio Flávio ministra palestra na AGMP sobre PEC da Previdência

06/12/2019 Veja mais

Comunicado – Missa de Sétimo Dia

06/12/2019 Veja mais

Nota de falecimento

02/12/2019 Veja mais

APEG cumprimenta aniversariantes de dezembro

01/12/2019 Veja mais

Confraternização da APEG no Gran Nature terá show da banda Black Hat

29/11/2019 Veja mais

Abertas inscrições para seminário sobre Reforma da Previdência de Goiás

28/11/2019 Veja mais

Mês do Procurador: entrevista com o Procurador do Estado Marcello Terto

28/11/2019 Veja mais
< voltar
APEG - Avenida Cora Coralina nº103 Setor Sul - Goiânia/GO.
cadastre-se e fique informado:
623225-9086