A advocacia pública goiana terá presença marcante no 51º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados (CNPE), que começa nesta segunda-feira, 22 de setembro, em Fortaleza (CE). A comitiva de Goiás contará com a presença do presidente da APEG, Tomaz Aquino, e outros 34 procuradores do Estado, entre eles oito autores de trabalhos científicos que serão apresentados ao longo da programação do evento.
Os estudos abordam temas atuais e estratégicos para a advocacia pública e para a sociedade, incluindo a judicialização das políticas públicas, a governança orçamentária, a reforma tributária, a regulação da inteligência artificial e os desafios contemporâneos do processo civil.
Para a coordenadora do CEJUR da PGE-GO, Helena Telino Monteiro, que também apresentará tese no evento, a participação científica é motivo de orgulho:
“Mais do que um momento de troca de experiências, a produção científica reafirma o protagonismo de Goiás na advocacia pública nacional. É uma grande honra ver nossos procuradores contribuindo com reflexões que dialogam com os principais desafios contemporâneos.”
Confira a programação relacionada à apresentação de teses dos procuradores goianos:
O presidente da APEG, além de prestigiar o trabalho dos colegas, participa da reunião do Conselho Deliberativo da Anape que acontece durante o congresso. Também serão realizadas reuniões do Fórum das Câmaras de Conciliação de Conflitos (Fonacasc) e do Colégio Nacional de Procuradores-Chefes das Procuradorias Fiscais, ambas com representantes da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás.
Sobre o Congresso
O 51º CNPE será realizado entre os dias 23 e 26 de setembro de 2025, em Fortaleza (CE). O evento é promovido pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), em parceria com a Associação dos Procuradores do Estado do Ceará (Apece). A programação conta com painéis, conferências e apresentações científicas que discutem os principais temas da advocacia pública contemporânea.
Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação