A sede da Procuradoria-Geral do Estado no Sobrado da Real Fazenda, na Cidade de Goiás, abrigou toda a Procuradoria durante a transferência de capital no dia 22 de julho. Cenário de vários encontros e fotos, o prédio abrigou a Real Fazenda no período colonial e, mais recentemente, os Correios e Telégrafos e a Secretaria da Fazenda. Atualmente, sedia a PGE na Cidade de Goiás.
É uma casa de dois pavimentos que recebeu várias alterações internas e externas na década de 1920, resultando em um aspecto eclético, com uma entrada imponente em arco e colunas. Destacam-se suas sacadas no piso superior, seu portal de pedra e sua sala-forte com pranchões reforçados de madeira, onde se guardava o tesouro do Estado. A maioria de suas paredes é em taipa de pilão de avantajadas dimensões para garantir a segurança do ouro que era tratado ali.
O procurador-coordenador da PGE na cidade de Goiás, Ian Pedro Ferreira, falou da importância da presença do governador, Ronaldo Caiado, na unidade, assim como de todos os colegas. “A visita renova os ânimos para desempenhar um trabalho cada vez melhor para atender o povo goiano." E fez questão de mostrar aos colegas a beleza do prédio, tombado pelo Iphan, além das belezas da Cidade de Goiás.
Para a procuradora aposentada Selene Ferreira, vice-presidente da APEG e moradora da cidade, a transferência proporcionou uma emoção muito grande. “Ver a PGE recepcionando o governador no prédio onde está instalada a regional há 18 anos aqui em Goiás foi incrível. A presença dos colegas também foi muito importante.” Ela conta que antigamente se via sozinha representando o órgão na cidade, mas que agora pôde observar com orgulho o gabinete reunido para registrar a importância da carreira dos procuradores para o governo. Selene representou a APEG, como presidente em Exercício da entidade, no evento de transferência da capital.
Em comemoração ao aniversário de 297 anos da cidade de Goiás, o governador Ronaldo Caiado transferiu a sede do Executivo Estadual para o município, o que também foi realizado pelos poderes Legislativo e Judiciário. O procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, participou da solenidade de transferência simbólica, ao lado de demais procuradores do Estado de Goiás.
Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação