O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dana Gracinha Caiado promoveram um jantar especial ontem (01/12), no Palácio das Esmeraldas, em homenagem aos 61 anos da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás e aos procuradores do estado. Durante o evento, foram entregues aqueles que se destacaram por seus méritos e pelos relevantes serviços prestados à Procuradoria, à sociedade e à promoção da Justiça em Goiás, a Medalha do Mérito da PGE-GO. O evento contou com as presenças do presidente Tomaz Aquino e de membros da Diretoria da APEG.
Confira aqui o álbum de fotos.
Foram agraciados com a honraria Edson Fachin (Ministro do STF); João Batista Moreira (Desembargador e Presidente do TRF-1); Marcus da Costa Ferreira (Corregedor-Geral do TJ-GO); Maurício Porfírio (Desembargador do TJ-GO); Fabiano Aragão (Desembargador do TJ-GO); Hélder Valin (Presidente do TCE-GO); Alexandre Felix Gross (Procurador do Estado); Mheliza Mariani Mendes Loyola Rios Machado (Procuradora do Estado); Maria Elisa Quacken Manoel da Costa (Procuradora do Estado); Neidimar Tereza de Freitas (Servidora da PGE-GO); e Sebastião Jacinto da Silva (Servidor da PGE-GO).
A PGE apresentou ao governador Ronaldo Caiado um panorama das principais atuações e resultados ao longo do ano de 2025. “De 2019 para cá, foram marcantes os progressos que tivemos. O nosso catálogo de realizações é vasto e tem a marca do trabalho altamente qualificado das procuradoras e procuradores do estado de Goiás”, disse Rafael Arruda, Procurador-Geral do Estado. “A história se move, o governo avança e a PGE é a engrenagem discreta dessa movimentação. A Procuradoria-Geral do Estado demonstrou que técnica e política podem conviver de modo virtuoso. Quando a PGE encontra, num governante um parceiro legal, sério, honesto e exigente, a democracia se fortalece e o programa aprovado nas urnas sai do papel. Com responsabilidade fiscal, respeito às leis e muitos resultados”, completou.

“Graças à competência de cada um aqui, nós mudamos a maneira de governar o estado. Vocês foram parte relevante da revolução feita por Goiás. Vocês transformaram esta instituição numa escola e vocês devem publicar todas essas vitórias que vocês obtiveram e devem levantar a bandeira no Brasil todo pra dizer: ‘Olha, quando se tem uma Procuradoria do padrão da de Goiás, o governador é o mais bem avaliado do Brasil, com 88% de aprovação, porque ele tem a melhor Procuradoria-Geral do Estado’”, destacou Ronaldo Caiado.
A primeira-dama Gracinha Caiado adiantou, durante a solenidade, que a PGE-GO terá todos os 220 cargos de procurador do estado previstos em lei preenchidos até o fim de 2026. “É gratificante ver o quanto a PGE avançou. São 211 procuradores em atividade e no próximo ano, todos os 220 cargos estarão preenchidos. Temos uma sede moderna e preparada para os desafios do presente e do futuro e vemos uma instituição que se tornou referência nacional em eficiência, em transparência e resultados. Se Goiás hoje é o número 1 em tantas áreas, a PGE tem participação nisso”, afirmou a primeira-dama.

Papel essencial
Em seu discurso, o presidente da APEG, Tomaz Aquino, ressaltou o grande significado da entrega da Medalha do Mérito da PGE aos homenageados. “Nesse meu terceiro mandato e depois de mais de quinze anos como procurador, vendo de perto o quão importante é o trabalho da Procuradoria na vida de cada cidadão goiano, o peso dessa homenagem, para quem oferece e para quem recebe, é ainda maior”, falou. “E é nosso dever — meu, da Diretoria, do Conselho e de todos os procuradores e procuradoras do Estado — mostrar essa importância aos homenageados e homenageadas e contar, não só com eles, mas com todos os aqui presentes, como disseminadores do papel essencial da PGE para o alcance dos inúmeros indicadores que têm colocado Goiás no topo do ranking nacional em várias áreas”, acentuou.

Tomaz Aqui ainda frisou que a classe conta com o apoio de sempre do governador Ronaldo Caiado e do vice Daniel Vilela, “que, há muito, mostraram compreensão da função dos procuradores do Estado.” Segundo reafirmou, “a APEG e os procuradores e procuradoras do Estado de Goiás continuarão sempre prontos para a tarefa de, viabilizando com legalidade os planos de governo, manter Goiás no topo.”
Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação (com informações da PGE-GO)