Artigos /

Eventos /

Notícias /

Informativos /

Galeria de Fotos

Assessoria de Imprensa /

Campanha na APEG arrecada brinquedos para crianças com câncer

A APEG inicia nesta semana uma campanha solidária para arrecadação de brinquedos novos destinados às crianças atendidas pelo Grupo de Mães da Pediatria Tia Delza, que assiste crianças em tratamento contra o câncer no Hospital Araújo Jorge. As doações podem ser entregues na sede da APEG até outubro, ou realizadas via PIX, de qualquer valor, para que a Associação se encarregue da compra dos itens. A chave é administrativo@apeg.org.br.

O evento contará com a presença dos doadores, que serão convidados a entregar os presentes pessoalmente e a conhecer os pequenos guerreiros assistidos pelo projeto. A parceria entre a APEG e o grupo de Tia Delza, que já resultou em diversas ações em prol das crianças, reforça o compromisso da Associação com causas sociais de grande impacto.

Mais de 400 mil crianças e adolescentes com menos de 20 anos são diagnosticados com câncer no Brasil, segundo o INCA. Em Goiás, o trabalho de Delza Maria Pereira dos Santos, de 63 anos, no Hospital Araújo Jorge, faz a diferença para muitas dessas famílias. Desde 2016, Delza lidera o Grupo de Mães da Pediatria Tia Delza, auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade com filhos internados na ala pediátrica. "O início do tratamento é muito pesado, e os pais ficam sem trabalhar, precisam de ajuda, senão não dão conta", explica.

Delza arrecada cestas básicas, leite, suplementos e mantas, além de organizar momentos de alegria para as crianças, como festas temáticas e celebrações a cada etapa vencida no tratamento. Seu apoio vai além do material, oferecendo conforto e esperança às famílias. Atualmente, ela atende cerca de 50 famílias, mas o número varia conforme novos casos surgem ou pacientes recebem alta.

A relação de Delza com crianças com câncer começou na juventude, quando decidiu comemorar seu aniversário com crianças na pediatria do Hospital Araújo Jorge. Esse momento foi transformador e a fez se tornar voluntária. Após um período afastada, ela retornou em 2016, após perder uma irmã para o câncer e enfrentar uma depressão. Desde então, sua missão tem sido oferecer suporte material e emocional às famílias.

O impacto do trabalho de Delza é evidente em histórias como a de Cleonilda Maria Martins, que enfrentou o câncer da filha Thaís, e a de Janaína Rodrigues, mãe de Matheus, que passou por um transplante de medula. Para essas famílias, Delza foi uma luz em meio à escuridão, oferecendo não apenas auxílio material, mas também conforto e esperança. "Sem a Tia Delza, eu não sei como teríamos conseguido enfrentar tudo isso," diz Cleonilda. "Ela nos trouxe não apenas os recursos que precisávamos, mas também a força para continuar lutando."

A parceria entre a APEG e o Grupo de Mães da Pediatria Tia Delza já rendeu muitas alegrias às crianças em tratamento. Desde festas juninas até celebrações de Natal, a APEG tem sido um importante aliado na missão de Delza. A segunda secretária da APEG, Viviane Nogueira, que também é voluntária do grupo e ex-paciente oncológica, encampou a iniciativa dentro da entidade.

“Eu sei o quanto um gesto de solidariedade pode impactar positivamente quem está passando por um tratamento tão difícil. Fazer parte dessa campanha é uma maneira de retribuir o apoio que recebi e de estender a mão a quem precisa,” afirma Viviane. Neste setembro, a campanha de arrecadação de brinquedos é mais um capítulo dessa história de solidariedade.

Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação