Em comemoração ao Dia do Procurador do Estado de Goiás e ao 60º aniversário da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, o 50º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (CNPE) teve sua abertura realizada na noite desta segunda-feira (11), no Espaço Dois Ipês, em Goiânia. A conferência magna, ministrada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, discutiu o tema “Estado de Direito, inteligência artificial e mídias sociais”, abordando o impacto das novas tecnologias sobre a democracia contemporânea, assunto central de seu livro recém-lançado. O evento reúne procuradores e procuradores de todas as regiões do país e seguirá até quinta-feira (14), com programação científica no Castro’s Park Hotel.
Barroso ressaltou que a inteligência artificial (IA) “quebrou barreiras de linguagem, permitindo que conteúdos diversos cheguem a diferentes lugares e pessoas.” No entanto, ele também destacou que os algoritmos digitais, ao segmentarem conteúdos, criam “tribos” que nem sempre respeitam os marcos civilizatórios e os valores democráticos. “As mesmas plataformas que democratizaram a comunicação e abriram novos espaços públicos são, infelizmente, também usadas para disseminar desinformação e propagar mentiras,” afirmou o ministro, reforçando a importância de avançar em políticas de regulação. “Não podemos permitir que o avanço tecnológico se torne um caminho para a disseminação de discursos de ódio e teorias da conspiração,” completou.
Em sua conferência, Barroso abordou questões como o papel das cortes constitucionais e os desafios enfrentados pela democracia em um contexto de tecnologias disruptivas, convocando o público a refletir sobre o país e o mundo que desejamos construir. Ele também analisou o papel dos agentes do Direito no impacto da tecnologia sobre as instituições democráticas.
O 50º CNPE é realizado pela Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) em parceria com a Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (APEG). A programação científica do congresso prossegue ao longo de hoje e amanhã, abordando os avanços e desafios da Advocacia Pública para a realização dos objetivos fundamentais da República Brasileira.
Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação