O procurador do Estado Lázaro Reis Pinheiro Silva foi empossado como procurador-chefe da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) na Capital Federal. Completando recentemente 10 anos de carreira na instituição, Lázaro construiu uma trajetória sólida e admirada na advocacia pública. Agora, assume a responsabilidade de liderar a unidade de Brasília nos recursos e ações de competência originária dos Tribunais Superiores.
“Fiquei muito honrado com o convite feito pelo procurador-geral. Defender o Estado de Goiás perante os Tribunais Superiores é uma missão desafiadora e que me motiva profissionalmente. Neles, são formadas as teses que guiam toda a atuação do Poder Judiciário, o que me dá a oportunidade de desenvolver um trabalho técnico e estratégico, sempre com foco em resultados e na busca pela excelência que é marca da PGE-GO”, declara Lázaro.
A trajetória de Lázaro na PGE começou em 2014, na Procuradoria Regional da Cidade de Goiás. Ao longo dessa década, ele atuou na Procuradoria Judicial e na Procuradoria Regional de Luziânia, onde contribuiu para a Procuradoria Tributária. Em 2019, Lázaro assumiu novas responsabilidades na Procuradoria do Estado na Capital Federal, destacando-se por sua atuação estratégica junto aos Tribunais Superiores.
Sobre os desafios da nova posição, o procurador expressou otimismo e dedicação para aprimorar o trabalho já desenvolvido pela Procuradoria na Capital Federal. “O contencioso judicial tem passado por grandes transformações, especialmente com a consolidação da sistemática de precedentes e a crescente adoção de medidas de consensualidade. O processo judicial precisa ser um instrumento de solução eficaz de conflitos. Nesse contexto, meu objetivo é contribuir para uma litigiosidade cada vez mais racional e efetiva”, afirma.
Lázaro Reis Pinheiro Silva é mestre em Direito Constitucional e Processual Tributário pela PUC-SP e especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Também é professor de Direito Tributário e Processo Tributário em cursos de extensão e especialização do IBET, além de autor de livros e artigos jurídicos sobre a matéria.
Fonte: PGE-GO