Artigos /

Eventos /

Notícias /

Informativos /

Galeria de Fotos

Assessoria de Imprensa /

Procurador aposentado e associado da APEG, Francisco Florentino conclui Mestrado em Direito

O procurador do Estado aposentado e associado da APEG Francisco Florentino acaba de conquistar mais um marco em sua trajetória pessoal e profissional: a obtenção do título de Mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (UFG). A defesa de sua dissertação foi realizada no último dia 21 de março, na Faculdade de Direito da universidade, e o trabalho já está disponível no repositório digital da Biblioteca Central da UFG.

A dissertação, intitulada "As primeiras décadas da construção de Goiânia: a transição da categoria de rural para urbano dos imóveis adquiridos pelo Estado de Goiás", investiga o processo histórico e jurídico da transformação fundiária ocorrida nas primeiras décadas da capital goiana, especialmente entre os anos 1930 e 1960. E marca sua virada profissional após sua aposentadoria na Procuradoria-Geral do Estado, em 2022.

A sessão de defesa contou com a presença de familiares, entre eles, as procuradoras Beatriz Duarte Fleury Florentino, sua esposa, e Ana Paula Lima Florentino Alves Ferreira, sua irmã, ambas também integrantes da carreira da PGE-GO, em um momento de emoção e reconhecimento.

Superação

Com quase 40 anos de carreira jurídica, Francisco Florentino sempre teve o desejo de ingressar na vida acadêmica, mas a dedicação intensa à atuação na PGE e aos compromissos familiares adiou esse plano. A aposentadoria abriu espaço para retomar esse projeto pessoal. Nunca me permiti dispor de um tempo significativo para o Mestrado em prejuízo das minhas atribuições como procurador do Estado. A aposentadoria e o novo edital do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da UFG surgiram como uma oportunidade e coincidência feliz,” relata.

O procurador destaca que sua vivência na Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público e do Meio Ambiente (PPMA) foi essencial para a escolha do tema da pesquisa, que se mostra relevante para o entendimento e a regularização dos imóveis públicos estaduais localizados em Goiânia – uma pauta constante na Administração Pública estadual.

Apesar das incertezas iniciais quanto à adaptação ao universo acadêmico e às exigências do processo seletivo, Florentino foi um dos primeiros colocados na seleção. Seu perfil generalista e o desejo de contribuir com a sociedade impulsionaram o êxito na pesquisa. “Minha dissertação tem interface com diversos ramos do conhecimento. Agora, avalio a possibilidade de seguir para o Doutorado. Estou acompanhando como ouvinte uma disciplina do programa, refletindo sobre os próximos passos nessa jornada de aprimoramento pessoal e cidadão,” conclui.

Reconhecimento

A APEG parabeniza o associado Francisco Florentino por essa importante conquista, que reforça o valor do conhecimento contínuo e da dedicação à causa pública, mesmo após o encerramento da atuação ativa na Procuradoria. Seu exemplo inspira colegas da carreira e reafirma o compromisso da advocacia pública com a construção de uma sociedade mais consciente e justa.

A dissertação está disponível no repositório da UFG, para consulta pública.

As primeiras décadas da construção de Goiânia: a transição da categoria de rural para urbano dos imóveis adquiridos pelo Estado de Goiás

Assessoria de Comunicação da APEG | Ampli Comunicação